Por que a fibra óptica se destaca das outras redes?
Com a crescente demanda por velocidade de conexão e por uma capacidade de transmissão cada vez mais robusta, a fibra óptica emergiu como uma opção superior em comparação a outras tecnologias de transmissão, como a de cobre, por exemplo. O aumento dos recursos tecnológicos para residências e indústrias; a automação industrial; a mudança no estilo de trabalho, que agora acontece de forma remota; a criação de uma comunicação em nuvem; a aceleração nos processos de atualização e modernização da sociedade... Tudo isso ampliou a obrigatoriedade de conexão potente de rede.
Os serviços de internet são tão amplamente utilizados que os usuários simplesmente os consideram parte natural de suas vidas. Não é mais um diferencial de alguns estabelecimentos terem conexão à internet e tomadas disponíveis; isso agora parece ser pré-requisito e necessidade básica do ser humano moderno. E é aí que a fibra óptica destaca-se das outras formas de acesso à internet.
Quais os reais benefícios da Fibra Óptica?
A velocidade em que a conexão viaja dentro do cabo óptico é apenas um dos muitos motivos pelos quais a Fibra acaba sendo a melhor opção.
Com esse tipo de conexão, que chega a transferir informações na velocidade da luz, é possível viver uma experiência contínua de até 10 gigabits (Gbps) por segundo. Isso significa baixar um filme 4K e longa-metragem em apenas 16 segundos.
A primeira vantagem desse tipo de conexão é a facilidade de instalação. Em comparação com cabos de cobre e outros meios de transmissão, os cabos de fibra óptica são mais leves e flexíveis, o que torna seu manuseio e passagem por dutos muito mais fácil. Além disso, a fibra óptica oferece facilidade de gerenciamento, ou seja, sua capacidade de transmitir dados em longas distâncias, sem perda significativa de sinal, reduz a necessidade de dispositivos intermediários, como repetidores, simplificando a configuração e manutenção de redes.
A fibra óptica também se destaca em relação a segurança e prevenção de falhas devido à sua imunidade a interferências eletromagnéticas, garantindo uma transmissão confiável e segura, além de sua resistência a falhas causadas por interferências elétricas, corrosão e variações de temperatura. Com a ausência de emissão de radiação eletromagnética, a fibra óptica oferece uma opção altamente segura para a transmissão de dados sensíveis, tornando-a uma escolha ideal para proteger a integridade dos dados transmitidos.
Outro fator relevante é a sua durabilidade e custo-benefício. Os filamentos dos cabos ópticos são flexíveis e resistentes, conferindo uma maior capacidade de resistir a quebras e danos causados por torções, dobras ou tensões mecânicas, sem contar na capacidade impressionante de perpetuar uma quantidade enorme de dados. Além disso, é fabricada com materiais amplamente disponíveis, como vidro e plástico, o que a torna uma escolha acessível e de baixo custo. Essa matéria-prima abundante contribui para a disponibilidade e custo-benefício dos componentes da fibra óptica. E por último, mas não menos importante, essa tecnologia também é capaz de suportar uma banda de largura muito maior do que outros meios de transmissão, como cabos de cobre. Essa capacidade de transmissão de dados em alta velocidade permite o envio de grandes volumes de informações com eficiência e rapidez.
Mas como funciona essa transmissão de informação?
A transmissão de informações na fibra óptica ocorre através da condução de pulsos de luz ao longo dos filamentos de vidro ou plástico da fibra. Esse processo é baseado em princípios da física óptica e utiliza a propriedade de reflexão interna total.
Quando um sinal de informação é transmitido na fibra óptica, ele é convertido em luz por meio de um dispositivo chamado de transmissor óptico, então esse transmissor converte o sinal elétrico em pulsos de luz, geralmente na faixa do infravermelho. Os pulsos de luz viajam através do núcleo da fibra óptica, que é o filamento central feito de um material transparente, sendo este cercado por uma camada chamada de casca, que possui um índice de refração menor do que o núcleo.
A luz é propagada no interior da fibra óptica através de múltiplas reflexões totais. Quando um raio de luz atinge o limite entre o núcleo e a casca em um ângulo menor do que o ângulo crítico, ele é refletido de volta para o núcleo. Esse fenômeno garante que a luz permaneça confinada dentro do núcleo da fibra e seja transmitida ao longo de grandes distâncias.
Para receber as informações transmitidas, um dispositivo receptor, conhecido como receptor óptico, é utilizado. Esse receptor converte os pulsos de luz recebidos de volta em sinais elétricos, permitindo a interpretação e o processamento dos dados transmitidos.
O uso da fibra óptica, de fato, está revolucionando a experiência do usuário. E também potencializa avanços tecnológicos. Embora a fibra óptica tenha um custo inicial mais elevado, seu excelente custo-benefício a longo prazo a torna uma ótima opção de investimento. Sua alta capacidade de transmissão, menor necessidade de manutenção e maior durabilidade fazem da fibra óptica a escolha superior para transmissão de dados nos mais diversos setores.